DONA DORA – IN MEMORIAN



Doracy era o seu nome, mas todos a conheciam como “Tia Dora”. Todos a conheciam de feição e figura, mas poucos conhecem a sua história. Uma história que, na madrugada de 02 de setembro do ano da Graça de 2019, encerrou seu último capítulo neste plano terreno.

Sim, Dona Dora não está mais entre nós, mas sua presença fica aqui, ali e acolá, com cada um de nós em nossos apertados corações.

Poderíamos nestas linhas contar inúmeros causos sobre os ditos e feitos desta senhora que, desde tenra idade, enfrentou as agruras da vida sem esmorecer, sempre de cabeça erguida e olhar altivo, sem perder a esperança, a fé e o amor.

Poderíamos, mas não o faremos, pois eles são muitos. Muitos mesmo. Se fosse escreve-los todos, um por um, teríamos em mãos um grande livro. Um grande e belo livro.

Dona Dora não era de desistir. Enfrentava a vida com as armas que tinha e estas não eram muitas. Não eram. Porém, para ela essas poucas armas eram mais do que suficientes para dobrar os obstáculos da vida e derrubar as dificuldades do dia a dia que, por sua deixa, também não eram poucas. Não senhor; não eram.

Sua largueza de espírito e bem como sua coragem eram maiores que todo e qualquer golpe que a vida tentasse lhe dar. E a vida lhe golpeou com força inúmeras vezes; muitas, e mesmo assim ela continuou sua jornada com fé e esperança por esse vale de lágrimas.

A vida batia de frente e ela retribuía com trabalho, serviço e amor ao próximo, mesmo que não lhe fosse retribuído; e, como todos nós sabemos, somente as almas aquilatadas são capazes de tamanha magnanimidade. Longanimidade essa que, atualmente, entre nós, torna-se cada vez mais rara.

Sim, a Dora, a Tia Dora se foi pro arraial celeste para lá continuar com suas lides que tanto contentamento trazia aos seus olhos; um olhar doce e simples com os quais acolhia a todos em seu lar e em sua vida.

Sim amigos, ela partiu e nos deixou a sua presença, a lembrança de seus gestos e atos que dão forma a saudade que agora brota na alma dos amigos e familiares.

É isso. Descanse em paz, Tia Dora.

Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela, 
em 02 de setembro de 2019.
22ª semana do Tempo Comum,
dia de Santa Doroteia.




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas