NÃO ESTUDE A DITA CUJA DA HISTÓRIA



Somente uma pessoa profundamente ignorante manda alguém estudar história. Somente um tonto, de mente deformada, pelo uso contínuo e sem moderação de viseiras ideológicas, fica mandando os outros estudar aquilo que elas mesmas nunca estudaram. Quer dizer, acreditam que conhecem tudo porque um dia ouviram falar algo, mais do que vago, sobre a parada.

Ora, qualquer um que, de fato, dedica-se ao estudo da dita cuja da história, sabe muito bem que o trem é complicado, cheio de nuanças e que exige de nós, meros morais, uma profunda dedicação e uma baita dose de sinceridade para poder reconhecer e compreender, mesmo que de longe, uma e outra verdade que, por sua deixa, são sempre complicadíssimas de serem entendidas pelas multidões de “entendidos” no assunto.

Infelizmente e, em regra, toda essa galerinha que assim procede - mandando os seus desafetos políticos estudarem história - tem um conhecimento raso do babado que, na maioria dos casos, se resume a um amontoado de cacoetes mentais e dum punhadinho de estereótipos ideologicamente deformados sobre tudo e todos, que o infeliz, em sua ignorância presunçosa, diplomada ou não, acredita ser “a História” com “H” maiúsculo.

Se eu fosse uma pessoa boazinha, sentiria dó desse naipe de gente. Sentiria mesmo; mas, como eu sou ruim feito a moléstia, lascou-se tudo. Não sinto dó não.

Prefiro deixar que o pobre diabo afunde-se em sua alucinação, de que ele continue acreditando que é um profundo conhecedor duma matéria que ele ignora e, por isso mesmo, estufa o seu peitinho de codorna para fazer pose de superioridade enquanto eu, cínico por natureza, e canalha por vocação, me divirto pra caramba com o papelão encenado por esses fanfarrões.

Isso mesmo meu caro Watson. Eu não valho nada mesmo. Nadica de nada.

Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela,
em 20 de julho de 2019.



Comentários

Postagens mais visitadas